Imagem de Banner

Estágio

O que é Estágio Supervisionado?

São horas práticas, as quais os alunos deverão cumprir dentro de uma organização, desenvolvendo atividades correlacionadas ao seu curso, acordadas e consolidadas em um contrato de estágio realizado entre a empresa concedente, a instituição de ensino e o aluno, para posterior aprovação da faculdade.

É obrigação do aluno procurar a coordenação do curso e/ou setor de estágio (quando houver) para feitura do Convênio de Estágio e Termo de Compromisso, só sendo válido o estágio a partir da assinatura nos Contratos de estágio entre a Empresa e instituição de Ensino Educacional, regulamentado dentro dos padrões da Legislação em vigor.

Caso o aluno não tenha realizado o estágio dentro do prazo estipulado ou mesmo dentro do campo de atuação permitido, o estudante ficará impossibilitado de finalizar o curso e retirar o diploma, constando uma dependência da disciplina estágio em seu histórico.

Com o intuito de dirimir dúvidas a respeito do Estágio Supervisionado, fazemos a seguinte notificação abaixo:

FORMAS DE ESTÁGIO:

ESTÁGIO CURRICULAR

O Estágio Curricular são as horas de estágio que serão dedicadas para a formação acadêmica do aluno, é parte obrigatória dos cursos de graduação onde o aluno terá contribuição de um professor orientador para observar as teorias aprendidas em sala de aula na prática, vivenciadas no estágio ou no trabalho. O estágio deve ser realizado nas empresas conveniadas ou instituição
de ensino dentro da área da especialidade de cada curso.

Para a realização do estágio curricular é necessário que o aluno esteja no período que contém o estágio supervisionado Caso contrário seu estágio não terá validade.

ESTAGIO NÂO-OBRIGATÓRIO

O aluno realiza visando o aperfeiçoamento profissional. O estágio não-obrigatório proporciona ao aluno uma base mais concreta às matérias vistas em sala de aula e até mesmo preparando-o para o mercado de trabalho.

É importante observar que as horas de estágio não-obrigatório não são contabilizadas para o estágio exigido pela faculdade (estágio curricular ou se preferir estágio supervisionado). O aluno só poderá realizar o estágio curricular (supervisionado) à partir do momento que a Matriz Curricular do curso exigir este componente.

Para realização do estágio não-obrigatório é necessário que a empresa emita o Termo de Compromisso, este documento formaliza o estágio extracurricular e todos os seus detalhes.

A empresa onde o aluno fará o estágio precisará realizar um convênio com a Faculdade Iguaçu, caso a empresa já tenha convênio não é necessário a realização de outro, por isso é importante
consultar a lista de empresas conveniadas no departamento de estágio.

O convênio é o elo de ligação entre a empresa e a Instituição de Ensino, sem o convênio, o termo de compromisso (contrato) do aluno não é válido.

JORNADA

A carga horária mínima do Estágio Supervisionado está estabelecida em um número de horas pré-estabelecido, conforme projeto pedagógico de cada curso da Instituição.

Carga horária do estágio profissional supervisionado: jornada não excedente a 6 horas diárias / 30 horas semanais.

Não podendo ultrapassar este limite de forma alguma.

LEGISLAÇÃO:

O Estágio Supervisionado deverá ser realizado em empresas ou institutos regularmente constituídos e em atividade, e que ofereçam condições essenciais que permitam ao aluno explicitar seus conhecimentos técnicos-científicos, vinculados às disciplinas de formação profissional, em conformidade com a Resolução n° 02 de 04/10/93 do C.F.E e com a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008.

Desenvolvimento do estágio deverá ser acompanhado por um supervisor, que deve ser um profissional da empresa onde o mesmo se realiza;

Cada aluno terá um professor orientador, que será o responsável pelas instruções necessárias para o desenvolvimento do relatório de estágio.

O aluno deverá sempre seguir as determinações do seu professor orientador;

Caberá ao professor orientador a aprovação ou não da empresa escolhida, decisão essa baseada nos critérios estipulados nesse manual;

O aluno deverá receber instruções do seu professor orientador, através de reuniões individualizadas, pré-agendadas, conforme a disponibilidade de cada professor orientador. O agendamento das reuniões é de responsabilidade do professor orientador;

Em todo o processo de orientação, é esperado que cada aluno compareça em pelo menos uma reunião por mês com o seu professor orientador.

Ficha de Avaliação do estagiário pelo supervisor empresa

Abrir Documento

Modelo de Relatório Final de Estágio

Abrir Documento

Plano de Atividades Diárias - Plano de Estágio

Abrir Documento

Termo de Convênio para realização de Estágio Curricular

Abrir Documento

Termo de Compromisso Estágio Curricular

Abrir Documento

Termo de Compromisso Estágio Não-Obrigatório

Abrir Documento

Termo de convênio para realização de Estágio Não-Obrigatório

Abrir Documento

Termo de Rescisão de Estágio Curricular

Abrir Documento