Imagem de Banner

Extensão

O maior compromisso social da Faculdade Iguaçu consta em contribuir para construção de uma sociedade justa, cujos pressupostos básicos, visam estabelecer um novo e diverso mercado de relações, novas formas de organização e de critérios e qualidades fortalecidas no ser humano. Neste sentido, a extensão universitária é o principal eixo institucional capaz de articular e imprimir um novo rumo à IES e de contribuir significativamente para a mudança da sociedade. É importante salientar que sua função política é fundamentada no diálogo com a sociedade para construção de uma IES de qualidade humanística.

A conceituação sobre extensão universitária assumida, expressa a postura da Faculdade Iguaçu diante da sociedade em que se insere, estimulando sua função básica de produtora e de socialização do conhecimento, visando à intervenção na realidade possibilitando acordos e ações coletivas entre a IES e a população.

Assim a Faculdade Iguaçu estimulará as atividades de extensão, adotando os seguintes princípios básicos:

a) a ciência, a arte e a tecnologia devem alicerçar-se nas prioridades do local, da região e do país;

b) a IES não pode se imaginar proprietária de um saber pronto e acabado que vai ser oferecido à sociedade, mas ao contrário, exatamente porque participa dessa sociedade;

c) a instituição deve estar sensível a seus problemas e apelos, quer através dos grupos sociais com os quais interage, quer através das questões que surgem de suas atividades próprias de ensino, pesquisa e extensão.

d) a IES deve participar dos movimentos sociais, priorizando ações que visem à superação das atuais condições de desigualdade e exclusão existentes no Brasil;

e) a ação cidadã da IES não pode prescindir da efetiva difusão dos saberes nelas produzidos, de tal forma que as populações, cujos problemas tornam-se objeto da pesquisa acadêmica, sejam também consideradas sujeitos deste conhecimento, tendo portanto, pleno direito de acesso às informações resultantes dessas pesquisas;

f) a prestação de serviços deve ser produto de interesse acadêmico, científico, filosófico, tecnológico e artístico do ensino, pesquisa e extensão, devendo ser encarada como um trabalho social, ou seja, ação deliberada que se constitui a partir da realidade e sobre a realidade objetiva, produzindo conhecimentos que visem à transformação social;

g) a atuação junto aos sistemas de ensino, público ou privado, deve se constituir em uma das diretrizes prioritárias para o fortalecimento da educação básica através de contribuições técnico-científicas e colaboração na construção e difusão dos valores da cidadania.