Pedagogia
Licenciatura
O curso de Pedagogia da Faculdade Iguaçu ciente da mobilidade ocupacional nos dias atuais, busca aproximar seus acadêmicos e professores ao mundo do trabalho confirmando as três características definidoras de uma Instituição de ensino superior - ensino, pesquisa e extensão, em busca do atendimento aos novos desafios contemporâneos, tais como: a globalização, o empreendedorismo, a sociedade da informação, as implicações da colaboração, as demandas suscitadas pela responsabilidade social quanto à preservação do meio ambiente, o respeito aos direitos humanos e as atenções para com a diversidade humana e cultural.
O curso prepara o estudante para:
O profissional egresso da Faculdade Iguaçu estará preparado para a busca e a difusão do conhecimento na área da educação, podendo contribuir com novas experiências em áreas emergentes como: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Gestão e Coordenação Pedagógica, Educação Ambiental e Empresarial, Pedagogia Hospitalar com recuperação de aprendizagens de crianças internadas e em Brinquedotecas - recreação infantil.
Por que fazer o curso de Pedagogia na Faculdade Iguaçu
Além de a maioria de nossos professores possuírem formação stricto sensu, todos trabalham com metodologia ativa em sala de aula. Desde o primeiro semestre os acadêmicos possuem contato com disciplinas específicas e a partir do segundo ano começam a vivenciar a teoria diretamente na prática, quando se iniciam as disciplinas de estágio supervisionado. Além disso, oferece-se também a Prática como Componente Curricular que é mais uma ferramenta que permite ao acadêmico fortalecer a relação teoria e prática social estabelecida por um novo paradigma da formação de professores da educação básica.
Veja abaixo as informações gerais do curso:
Curso | Pedagogia |
Carga Horária | 3280 |
Formação | Licenciatura |
Modalidade | Presencial |
Regime | Semestral |
Duração | 8 períodos – 4 anos |
Coordenador (a) | Camila Pereira de Cristo |
Total de Vagas | 100 |
Reconhecimento do MEC | Portaria nº 604/2016 |
Objetivos
Formar um profissional da educação comprometido com a sociedade como um todo, capaz de compreender as diversidades sociais e assumir o papel que lhe cabe no processo, como elemento dinâmico e plenamente integrado ao contexto.
Perfil do Profissional
O profissional Pedagogo ao final do curso poderá atuar como:
- Magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal;
- Educação profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
- Em atividades docentes que compreendem também a participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da educação;
- No planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não-escolares;
- Na produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.
Veja abaixo as informações sobre a grade curricular:
1º SEMESTRE
DISCIPLINAS | TEOR | PRÁT | CHA |
Filosofia da Educação | 40 | 0 | 40 |
Sociologia da Educação | 40 | 0 | 40 |
História da Educação | 40 | 0 | 40 |
Políticas Públicas em Educação | 40 | 0 | 40 |
Psicomotricidade | 40 | 0 | 40 |
Psicologia da Educação I - Desenvolvimento | 80 | 0 | 80 |
Didática I - Fundamentos da Ação Docente | 80 | 0 | 80 |
Pedagogia: Identidades, Teorias e Práticas | 40 | 0 | 40 |
Carga Horária/ Total Semestral | 400 | 0 | 400 |
Prática Como Componente Curricular - A organização do sistema escolar e o papel do pedagogo | 40 | ||
Atividades Complementares de Aprofundamento I | 30 |
2º SEMESTRE
DISCIPLINAS | TEOR | PRÁT | CHA |
Ludicidade e Aprendizagem | 40 | 0 | 40 |
Brinquedoteca e Contação de Histórias | 40 | 0 | 40 |
Didática II | 80 | 0 | 80 |
Psicologia da Educação II - Aprendizagem | 80 | 0 | 80 |
Fundamentos e Metodologia da Literatura Infantil | 80 | 0 | 80 |
Metodologia do Trabalho Científico | 40 | 0 | 40 |
Carga Horária/ Total Semestral | 360 | 0 | 360 |
Prática Como Componente Curricular - Ateliê Literário: mediações e possiblidades de contação de histórias | 40 | ||
Atividades Complementares de Aprofundamento II | 30 |
3º SEMESTRE
DISCIPLINAS | TEOR | PRÁT | CHA |
Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil | 80 | 0 | 80 |
Fundamentos e Metodologia da Alfabetização e Letramento | 80 | 0 | 80 |
Fundamentos e Metodologia da Matemática | 80 | 0 | 80 |
Planejamento Educacional | 40 | 0 | 40 |
Estágio Supervisionado I - Educação Infantil | 0 | 80 | 80 |
Carga Horária/ Total Semestral | 280 | 80 | 360 |
Prática Como Componente Curricular - Cultura Literária | 40 | ||
Atividades Complementares de Aprofundamento III | 30 |
4º SEMESTRE
DISCIPLINAS | TEOR | PRÁT | CHA |
Currículo | 40 | 0 | 40 |
Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico | 80 | 0 | 80 |
Leitura e Produção de Texto | 40 | 0 | 40 |
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Ciências | 40 | 0 | 40 |
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Língua Portuguesa | 80 | 0 | 80 |
Estágio Supervisionado II - Anos Iniciais do Ensino Fundamental I | 0 | 80 | 80 |
Carga Horária/ Total Semestral | 280 | 80 | 360 |
Prática Como Componente Curricular - Seminário de Atualização Pedagógica | 40 | ||
Atividades Complementares de Aprofundamento IV | 30 |
5º SEMESTRE
DISCIPLINAS | TEOR | PRÁT | CHA |
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Especial Inclusiva | 40 | 0 | 40 |
Educação e Diversidade Cultural | 40 | 0 | 40 |
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de História | 40 | 0 | 40 |
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Geografia | 40 | 0 | 40 |
Neurociências e Aprendizagem | 40 | 0 | 40 |
Atuação do Pedagogo em Espaços não Escolares | 40 | 0 | 40 |
Estágio Supervisionado III - Anos Iniciais do Ensino Fundamental II | 0 | 60 | 60 |
Carga Horária/ Total Semestral | 280 | 60 | 340 |
Prática Como Componente Curricular - A ação do Pedagogo no processo da inclusão social | 60 | ||
Atividades Complementares de Aprofundamento V | 30 |
6º SEMESTRE
DISCIPLINAS | TEOR | PRÁT | CHA |
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Física | 40 | 0 | 40 |
Métodos e Técnicas da Avaliação da Aprendizagem | 80 | 0 | 80 |
As Políticas para a Infância e Adolescência | 40 | 0 | 40 |
Psicologia da Relações Humanas | 40 | 0 | 40 |
Projetos Pedagógicos Interdisciplinares | 40 | 0 | 40 |
Estágio Supervisionado IV - Ensino Médio (Modalidade Normal) | 0 | 60 | 60 |
Carga Horária/ Total Semestral | 240 | 60 | 300 |
Prática Como Componente Curricular - Educação e Multiculturalidade | 60 | ||
Atividades Complementares de Aprofundamento VI | 30 |
7º SEMESTRE
DISCIPLINAS | TEOR | PRÁT | CHA |
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino da Arte | 40 | 0 | 40 |
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação do Campo | 40 | 0 | 40 |
Princípios e Fundamentos da Gestão Escolar | 40 | 0 | 40 |
Língua Brasileira de Sinais | 40 | 0 | 40 |
Metodologia do Trabalho Científico II | 80 | 0 | 80 |
Estágio Supervisionado V - Coordenação e Gestão Pedagógica | 0 | 120 | 120 |
Carga Horária/ Total Semestral | 240 | 120 | 360 |
Prática Como Componente Curricular - Escola e comunidade: ameaças e oportunidades | 60 | ||
Atividades Complementares de Aprofundamento VII | 20 |
8º SEMESTRE
DISCIPLINAS | TEOR | PRÁT | CHA |
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação de Jovens e Adultos - EJA | 40 | 0 | 40 |
Educação Ambiental | 40 | 0 | 40 |
Direitos Humanos e Cidadania | 40 | 0 | 40 |
Trabalho de Conclusão de Curso | 80 | 0 | 80 |
Carga Horária/ Total Semestral | 200 | 0 | 200 |
Prática Como Componente Curricular - O cotidiano escolar e desafios inovadores | 60 |
Distribuição da Carga Horária
Atividades Formativas | 2.280 horas |
Práticas como Componente Curricular | 400 horas |
Estágio Supervisionado | 400 horas |
Atividades Complementares de Aprofundamento | 200 horas |
Carga Horária Total | 3.280 horas |
Cidade / Câmpus
Capanema - Paraná
Av. Botucaris, 1590, Bairro Santa Cruz, 85760-000 Capanema - PR
Modalidade
Presencial
Duração
4 anos
Turno
Noturno
FormaçãoLicenciatura | ModalidadePresencial | Duração 4 anos | Inscrever-se |